terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Recordar e viver!
estamos sem o nosso encontro pois a edição de novembro não aconteceu... e isso já está dando uma grande saudade de todos! Como é bom tocar e vivenciar o som da oficina! Mas como o ano novo traz coisas novas esperem pela Oficina 2010 reestruturada e com muitas novidades!
Para matar a saudade vamos ver o vídeo da canja que a Oficina deu em meu show de fim de ano(2008). Ficou registrado apenas uma música. Naquele dia o André foi nosso grande solista, recebendo elogios de todos.
É isso ai amiguinhos!
Abraços,
Michael Arce
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Edição de Setembro
Nesta edição temos a menor formação desde o início da oficina. O que chama a atenção é de como o nosso trabalho é vivo e como tudo fica diferente com as mesmas pessoas, é como um time de futebol no qual trocamos a posição dos jogadores. Chamo atenção para a estreia de Sidney na bateria, é isso ai... Estaquio foi passear no Chile e meu irmão foi rapidamente assumir as baquetas. Fez bonito! Outro destaque que já é corriqueiro na oficina é o de Alberto Merino, cada vez melhor, com frases organizadas e com feeling! Parabéns hermano! Desta vez não teve filmagem... uma pena pois estavam todos muito bem! A formação do grupo foi: Sidney, Malu, Anbré, Paulo e Alberto. Na plateia estavam Ivia, Liliane, Josélia e sua amiga.
Esperos vocês na próxima edição da Oficina!
Obrigado Josélia pelas fotos!
Abraços!
Michael
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Edição de agosto
Apresento para vocês o show de calouros da Oficina da música!
Desta vez foram 6 solistas... e todos ficaram muito felizes. O grande destaque desta vez veio de SP que trouxe além de seu talento na gaita e composição, um lado espiritual, atlético, cabalistico, exotérico e de artes marciais! George você deu um show!
O primeria música é uma composição própria de George, o nome é "Have me in you". Me lembrou a banda dos 80's formada por Jorge Harison, Boby Dylan, Roy Orbison... O Traveling Wilburys! Muito legal!
Bruno veio pela segunda vez e esperamos que seja uma presença frequente em nossa oficina! Muito talentoso, tocou gaita, violão, cantou e tocou chocalho ao mesmo tempo! Vai para o trono ou não vai? pena que a regulagem do violão não ficou boa... Bruno tocou o classico dos 60's "Blowing in the wind". Nesta música a Espanha invadiu, tocando teclado(Alberto) e bateria(Alexandro). Bacana!
A música da Fátima esta ficando cada vez melhor e foi um dos pontos altos da oficina. Agora quero pedir desculpas a Nacyra... eu simplesmente esqueci da música solo dela. Era muita gente... da próxima vez vou fazer uma lista. Agora meu povo, boca é para falar! quando for assim é só dizer "Olha eu aqui professor!"
O Paulo estreiou sua música solo, o "Going up the country", é uma música do grupo Canned Heat. Para quem não sabe é uma banda da contra cultura que tocou em woodstock. Agora, Paulo conta ai... ficou com saudade das dunas em Ipanema? do vapor barato? Esse parece quietinho mas tem história...
André, conhecido como "André do blues", fica mais do que em casa tocando o "Walking by myself". Só temos que trocar de tom para que minha voz fique bem também! O Alberto mostrou que manda ver no teclado. Alex esta ai... firme e forte! Valeu meu velho! Estaquio também é prata da casa, continue assim!
Alberto e seu irmão Alexandro, deram um show em família, muita disposição e musicalidade. Eles ficaram durante o intervalo fazendo um som, me disseram" estamos com saudades de tocar juntos!". Legal Alexandro! foi bom ter sua presença na oficina! Senti a falta da Malu... ela simplesmente deixou o posto... mas valeu! ela esteve bem em todo o evento.
O making of esta impagável... George e Bruno são as figuras destes minutos de descanso.
Para finalizar as musicas tocadas em conjunto. Só quero dar um toque na rapaziada, tem que ter mais calma, não pode ter tanta gaita soando ao mesmo tempo! Tem que olhar um para o outro e tocar cada um por vez.
Meu povo é isso ai!
Peço que todos deixem seus comentários pois eu tenho o maior trabalho com este blog!
Obrigado Ivia por gravar esta Oficina!
Até o dia 19 de setembro.
Abraços para todos!
Michael
terça-feira, 21 de julho de 2009
Edição de Aniversário
o mês de julho foi impar! Neste mês completamos um ano de oficina! No dia 5 de julho de 2008 começamos nossos trabalhos. Naquele dia estavam presentes Leonardo, Bebel e Ivia. Foi uma jam memorável! Um ano depois... quantas histórias e muita música! Parabéns para todos!
A nossa Jam de julho de 2009 foi como a primeira, pequenina, com muitas faltas... mas para compensar todos tocaram com muita garra e bom som! Tivemos mais tempo para escutar um por um. Eu gostei da atuação de todos. André e Leonardo vieram melhores do que junho e demos muitas risadas juntos. A Malu esta tocando cada vez com mais pressão e o nosso bom Estaquio está fazendo o dever de casa e evoluindo sempre. A novidade desta edição foi a presença de meu aluno Alberto, vindo diretamente da Espanha.
Alberto executou a nossa conhecida Gotan Project. Realmente muito bom! Seja bem vindo hermano!
André veio mordido com meus comentários da outra oficina e desta vez com garra extra fez bonito! Valeu guerreiro!
Leonardo, encarou a música mais difícil tocada na oficina até hoje. Foi por escolha própria e fez muito bem! Muito melhor que na edição de julho. Agora e ter mais calma na hora do improviso e tomar cuidado algumas notas fora. Mas é isso! vamos elevar o nível da oficina. Estaquio foi muito bem, bem mesmo! fez uma batida precisa e com swing! A malu encarou sem pestanejar! Estamos bem com nossa cozinha (Bateria e baixo).
André e Alberto tocaram muito bem neste super duo!
Para finalizar nosso making of! Muito engraçado...
Recados:
Todos perguntaram onde esta a Ivia? Onde esta o Sidy? Onde esta a Nacyra? Onde esta a Fátima? Onde esta Alex? Onde esta o Paulo? Onta esta Antônio? Onde esta Wally?...
Alô meu povo! a oficina é apenas uma vez ao mês, vamos comparecer! Vocês sabem quantas oficinas faltam até a apresentação de dezembro? Apenas quatro!!!!!!!!! Vamos começar a preparar nosso show?
Até dia 15 de agosto!
Beijos,
Michael
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Edição de junho
O mês de junho teve o frio como marca, mas não em nossa oficina. O pessoal agitou para valer com o retorno dos que não foram. Alex, André, Antônio e Leonardo deram o ar da graça! Parecia até que o ano começava ali! Foi também a primeira vez que trabalhávamos as músicas dos solistas. Fiquei feliz, pois estamos andando para frente com muita alegria e vontade de tocar. Mas isso não quer dizer que eu não tenha observações a fazer sobre cada um dos participantes da oficina. O Grande destaque da edição foi o Alex, que de guitarra nova, fez solos no estilo Erick Clapton.
Para começar vamos ver a música que nasceu na oficina. "O som do deserto" (se alguém tiver um nome melhor é só dizer!)
Solista Fátima
Tá bonito! Solista tem que soltar mais a mão... e cuidado com tempo no solo.
Solista Antônio
Muito bacana. Solista só errou uma passagem. Agora é só ensaiar para banda pegar mais a música.
Solista Nacyra
Essa nasceu pronta! tá com com uma cara de "The wall" do Pink Floyd... Solista tem que tomar cuidado com as entradas. Alex, prepare um solo para esta música.
Solista Leonardo
Essa foi no susto... o solista não sabia o vinha pela frente. Começou bem... mas perdeu o pique no solo. Bons momentos... Malu, estudar umas váriações de baixo para baião.
Solista André
Essa também foi no susto... até para mim... André, vamos voltar as aulas! Precisa ser mais agressivo, você tem condição para isso, quase não tinha bemol em seu solo... Mas valeu... Alex foi nota dez! Bateria, vamos estudar esse contra tempo do jazz.
Agora pela décima vez e pela nona de forma errada, o "Tango de Março". Bronca nos gaitistas... Rapaziada, vamos acordar, música fácil, que isso... vou convocar um refoço da Espanha para esta missão. Meu aluno Alberto esta convocado e vai ser o titular dividindo o tema com a Nacyra. Destaque para a banda, para a bateria segura de Estaquio. A malu também merece elogios pois esta tocando sem medo e esta dando uma boa base para todos.
Vou ser chato mesmo... Hoochie gaitistas! vocês tem que comer esta música no café da manhã, vamos estudar! Alex Clapton, valeu!
O povo sentiu a falta de Ivia e Rita para comandar a festa dos bastidores. Carla tem que voltar para o nosso coro e Maristela desta vez levou até um livro! Será que eram palavras cruzadas? e ela até cochilou! :)
Obrigado a Fernanda por filmar o evento e ao Leonardo por um dos momentos mais engraçados da oficina. Pena que não foi registrado... Ele foi dando o close do derback e simplesmente porque estava atrapalhando a sua gravação, tirou o microfone do instrumento! Demais!!!!!
É isso ai amiguinhos... Hay que endurecer pero sin perder la ternura!
Abraços para todos! Até o dia 18 de julho!
Michael
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Edição de Maio
Nesta edição começamos a trabalhar os solos, isto é, cada solista da oficina poderá escolher uma música para ser tocada em destaque por ele. Neste espírito convidei a nossa querida Fátima para tocar o seu Derbak, e com sua doce resistência tentava argumentar falando " blá blá blá blá blá" e eu como sempre democrático disse "1, 2,3,4". E assim nasceu uma ideia de música. Esperem para a próxima edição, esta performance vai bombar!
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Segundo evento de 2009 - Abril
Aconteceu no dia 25 de abril o segundo evento do ano de 2009. Ainda não foi desta vez que tocamos com força total, mas foi uma boa experiência. O retorno do Estaquio foi providencial, ele e seu caderno são uma certeza de alegria para a galera. Posso dizer que veio tocando melhor! Fez até o dever de casa e aprontou uma levada para o tango, nota 10!
Knocking on heavens door e Tango de março
Uma presença nova e também uma grata surpresa, a Malu, chegou quietinha e deu conta do recado. Super musical, tocou todas as linhas de baixo com alegria e não se importou de tocar o Fuscão preto. Vejam só que profissionalismo! Seja bem vinda! Ela vai substituir meu irmão, que em uma crise existêncial decidiu não tocar mais baixo. Agora, depois de assistir a um filme da pequena notável, quer tocar maracas e dançar o chica chica boom!
Fuscão Preto e La Belle de Jour
Minha amada estava gripada e não pode soltar a voz, responsabilidade que ficou com a Maristela e a Carla. A Carla deu um show a parte e até fez mímica! A responsável pela dublagem foi a Maristela, que emitia o som enquanto a Carla movia os lábios! Que dupla! A prova esta aí no making of!
Making of
As faltas deste mês foram o Sidy que estava na Disney realizando seu sonho de infância: o de andar de patins em Malibu; Paulo e André que por algum motivo sobrenatural faltaram; e o casal Maluf. Leonardo está em uma diligência nos confins do Brasil para descobrir se o dinheiro do PAC esta sendo bem aplicado! Que trabalho complicado!
Abraços!
Michael
domingo, 5 de abril de 2009
Evento de fim de ano 2008
Em dezembro de 2008 festejamos o fim do ano e de nossos trabalhos com uma apresentação no estúdio Forum. Foi uma tarde muito boa onde amigos e parentes prestigiaram o encontro. No geral, o pessoal se saiu bem, mas os gaitistas estavam bem nervosos a princípio, passando o solo para o outro feito batata quente. As grande revelações do encontro foram a Nacyra, que nem ligou para nada e tocou tudo com alegria e precisão e o Alex, que pela primeira vez usou um pedal em sua guitarra e pôde então fazer um solo. O detalhe é que ele só soube disso no exato momento de seu solo. Eu disse "vai" e ele foi sem vacilar. Eu tive que tocar o baixo, já que o Sidney teve um compromisso inadiável com o encontro de casais da igreja que ele frequenta. A música desta postagem é a Gotan Project, composição criada por mim para meus alunos iniciantes de acordeon.
Aproveitando o tema de fim de ano, quero então fazer uma homeagem às nossas companheiras que curtem e ajudam a Oficina a seguir em frente. Vou citar três delas para simbolizar esta gratidão:
Primeiro a Maristela, que já fez de tudo pelo seu amor, o Eustaquio. Veja bem... ela até já carregou a bateria para o show! Ela é a maior tiete da oficina, digo, do seu namorado. Dizem que ela sempre fala com seu sotaque sulista "Meu baterista é lindo! está tocando muito bem!" diz suspirando...
Um grande beijo para a Rita, ou Ritinha por justiça! Apesar de ser pequenina a sua disposição e animação são de gente grande. Todo sábado de oficina ela fala: "acorda Alex! tira este pijama e vamos para a oficina!". O casal já está ausente da oficina há duas edições e aposto que ela está com mais saudades da bagunça que o próprio Alex!
Enfim, a minha amada Ivia! ela simboliza toda a dedicação e companheirismo. Quer participar de tudo, cantar, conversar, beber, tirar fotos, filmar... ela não pára! Eu agradeço muito o amor e a felicidade que ela tem em participar desta minha vida de músico. Agradeço mesmo! Pois para acompanhar um músico tem que ter disposição, tem que ter habilidade, não é mole não.... são cinco velocidades!
É isso aí...
sábado, 28 de março de 2009
Personagens da Oficina
Primeiro a nossa trupe permanente, aqueles que formam a base do time:
André, gaitista bluseiro, fica injuriado se o chamam de "gaiteiro". Teve uma evolução muito boa durante os meses da oficina. Esta super motivado e depois da oficina já esta dando canja em vários lugares do Rio. Como ele sempre diz "A luta continua".
Eustaquio, aluno de bateria da escola onde eu ensinava. Cidadão muito boa praça, foi imediatamente convocado para a oficina. Tarefa para qual se mostrou muito determinado. Possui um caderninho onde anota as levadas que pretende usar nas músicas, só não sei se ele realmente lê estes escritos pois toda vez que toca faz de forma diferente!
Fátima, é um dos grandes talentos da nossa turma. Estudante do instrumento árabe chamdo Derbak. Já esta pronta para subir em qualquer palco, e eu como não sou bobo já fiz isso e a chamei para dar uma canja em meu show solo.
Leonardo, gaitista cromático tem na bossa e no jazz suas inspirações. É um dos fundadores da oficina. Tem uma grande musicalidade podendo em um rompante fazer frases de um profissional mas como nada é perfeito em outros momentos trava mesmo enão sai nem cai cai balão. É um dos comandates da bagunça quando o professor dá as costas.
Nacyra, de noite trabalha nos correios mas de dia... não larga a sanfona! É o som que dá base de nossas músicas. Com uma risada inconfundível nunca esta atenta a nada, se eu pergunto algo que ela esta cansada de saber como, "Nacyra, toca o tema" e ela me responde" Ah...tema? que tema?" . Sua evolução foi notada por todos, esta tocando com muita tranquilidade.
Paulo, grande figura humana! conhecido por viajar em seu solos, fecha os olhos e sai de baixo... ninguem mais toca! Sabe tocar as duas gaitas, diatônica e cromatica. Seu tipo de blues preferido é Honk tonk, aquele de piano bem marcado, mas encara qualquer estilo.
Sidney, meu irmão de sangue! Baixista por escolha, percussionista por vocação. Já tocou em muitas rodas de choro e já encarou shows ao meu lado. Apesar desta grande musicalidade passa a maior parte do seu tempo no Pinel... Não... ele pode parecer ser o paciente mas na verdade é o Psiquiatra.
O nosso time recebe o reforço de outros estudantes:
Bebel: durante uma aula ela me disse "temos que fazer algo... um encontro musical... temos que agitar culturalmente... tocar na praça, sei lá". É isso ai, ela foi uma das idealizadoras da oficina! Agora a pergunta é "quantas vezes ela compareceu?", apenas uma vez... Bebel, acorda e venha com sua sanfona, você é super bem vinda!
Nei, como um bom Baiano, veio devagar...primeiro apareceu para curtir o som, tirou fotos e filmou uma de nossas oficinas depois desta experiência decidiu, "Meu rei...vou buscar meu violão lá em Porto seguro e já estarei devolta!" bom... isso demorou uns 5 meses... agora ele veio para ficar! Vamos ver... pois ele também disse "Isso de tocar aos sábados dá uma preguiça..."
Por último eu mesmo, fazendo pose de maestro, só que não escrevo uma linha para ninguém, afinal um dos meus maiores prazeres é sentir o pavor em meus alunos! Brincadeirinha... mas um pouco de sadismo não faz mal a ninguem!
É isso ai! Um grande abraço para todo o time da Oficina da música!
domingo, 22 de março de 2009
Primeira edição - parte 2
dentro do possível tentarei uma vez por semana colocar alguma imagem de nossa oficina. Desta vez temos o making of da edição de março, bem legal... mostra o pessoal relaxado e entrosado. O segundo vídeo é o da música Fuscão preto. Sobre esta gravação temos muitos detalhes, vocês podem ver que é uma surpresa, eu não conto o nome da música e as pessoas só ficaram sabendo na hora que eu comecei a cantar. O grande detalhe é que eu havia puxado a orelha de todo mundo pois as músicas cantadas anteriormente neste dia haviam ficado abaixo da espectativa. E eu havia dito "vocês tem que acreditar na música para acontecer!" e foi exatamente isso... a música aconteceu mesmo sob protestos de Sidney e Nei, para eles foi uma tortura, mas no final das contas eles tocaram bem esta música. Outro detalhe... o Paulo... O Paulo viajou total e tocou o início basicamente sozinho e quase não me deixa cantar, somente depois de ser fuzilado pelos olhares de Leonardo e André ele parou e deu o seu já conhecido sorriso de Urubu malandro!
Não deixem de comentar! Este blog é o nosso contato fora do estudio, nossa fonte de estudo e acima de tudo o reconhecimento de nossos avanços comunitários.
Vamos curtir esta nova fase da oficina!
Abraços!
Michael Arce
ps. Obrigado Ivia pela filmagem!
Making of
Fuscão preto